terça-feira, 11 de novembro de 2008

O poder da intuição na ciência e espiritualidade


"(...) E a falsa idéia de que cientistas só trabalham com idéias racionais e matemáticas, está, aos poucos, caindo.

Einstein disse isso muito claramente: 'Não descobri a Teoria da Relatividade apenas com o pensamento racional'

(...) Agora, quase cem anos de pesquisas sobre criatividade estão mostrando que os cientistas também dependem da intuição. Eles também dependem de visões criativas para desenvolver sua ciência. Nem tudo é racional, matemático; nem tudo é pensamento racional (...) Este é o escopo fundamental para o ponto de encontro dos cientistas e espiritualistas. Porque os espiritualistas ouviram esse chamado, essa intuição, muito antes. Os cientistas também a ouviram. Mas por eles sempre expressarem suas percepções em termos de lógica, em termos de razão, isso ocorre mais tarde. Eles esquecem a origem de seu trabalho, a origem de sua percepção. Já para os espiritualistas, a percepção leva à transformação do modo de vida. Assim, eles nunca esquecem que foi a intuição que trouxe a felicidade, foi ela que os fez quem são. Essa é a diferença.

Cientistas usam a intuição para desenvolver sistemas que estão fora deles, o que chamo de criatividade externa. E isso torna-se uma camuflagem dos verdadeiros mecanismos do mundo para eles. Enquanto espiritualistas mantêm-se com a percepção, mudam suas vidas, e incidentalmente, mudam o mundo externo. Mas eles sabem que aquela percepção que tiveram é a coisa fundamental que gere o mundo. Para eles, a consciência é cósmica, isto é algo determinado. Para os cientistas, a mesma descoberta é possível, mas eles ignoram o chamado e prestam mais atenção ao que ocorre no cenário externo. Acho que, se todos nós compartilharmos isso, o mundo poderá mudar".

Amit Goswami, físico

6 comentários:

Fabiano Benassi disse...

Olá aluna querida, muito legal o seu blog. Gostei também do texto. Sem intuição ou o Samprajñata não somos nada, apenas máquinas.

sun drix disse...

Jaya Jaya Fabiano

Ultra importante seu comentário.
BEIJOHMMMM

Hari om

Unknown disse...

oi sun drix, esse blog tem potencial pra se tornar material de pesquisa pra muita gente, tanto suas leituras qto aquilo que seleciona inspiram-me imensamente! tanto a inspiração poética qto a física!parabéns, bjom tiago

sun drix disse...

Eba, querido mestre Gafanhoto!!

Obrigada, então venha sempre, pode indicar tbm.
Beijohmmm no coraçohmmm

rua do mundo disse...

hi, menelna
que broggg lindiuu!
adorei, fia
bjsss
fátima

sun drix disse...

Oi querilllldaaa, sister da paz

foi tu que me inspirou, num é?

beijoca de luz