segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

MAHASHIVARATRI - A grande noite de Shiva

Mahashivaratri (também chamado de Shiva Ratri) é o grande festival de Shiva.

É realizada no 14o dia da metade escura do mês lunar de Phalguna (fevereiro/ março), e este ano cai em 23 de fevereiro. Mahashivaratri é especialmente importante para Shivaístas (devotos de Shiva) mas é também comemorado pela maioria dos hindus.



O dia de Mahashivaratri é gasto em jejum e meditação para Shiva (alguns podem tomar água ou fruta). Templos dedicados a Shiva ficam lotados de devotos que vão lá para oferecer orações. O Shiva Linga no templo ou em casa é banhado com leite, mel e água e oferendas são feitas para Shiva e sua divina consorte Parvati sob a forma de folhas de Bilva, frutas e outros alimentos sagrados especialmente preparados. Oferecer folhas de Bilva à Shiva no Mahashivaratri é considerado muito auspicioso.



Devotos cantam hinos e mantras, especialmente Om namah Shivaya. Alguns sentam - se em torno de um fogo sagrado e atiram oferendas de grãos nas chamas enquanto cantam para Shiva. Após jejum e meditação ao longo do dia, é realizada uma vigília durante toda a noite, prosseguindo com orações e meditação.







Nenhum comentário: