terça-feira, 7 de abril de 2009

Metta - generosidade e bondade

Por vezes nas nossas vidas encontramos pessoas que parecem radiar sentimentos de amor e de bondade genuínos. Quando estamos com pessoas assim, fazem-nos sentir que naquele momento somos as pessoas mais importantes no mundo, não por causa de quem somos ou do que fizemos, mas simplesmente porque somos um seu semelhante.

Esta qualidade especial de amor e bondade (metta) é a generosidade e a abertura do coração que simplesmente deseja que todos os seres sejam felizes. Metta não procura benefício pessoal. Não é oferecida com a expectativa de receber algo em troca. E porque não está dependente de condições externas, das pessoas serem ou comportarem-se de uma certa maneira, não está facilmente sujeita à decepção. Quando metta se torna mais forte, sentimo-nos mais abertos aos outros, mais abertos a nós mesmos, com benevolência e bom humor.

Os primeiros versos do Karanyia Metta Sutra, o discurso do Buda sobre o Amor/Bondade diz exatamente como preparar o terreno para desenvolver e aprofundar este tipo de amor:

Isto é o que deve ser feito por aquele que é hábil nos seus propósitos,
que quer progredir para o estado de paz:
Ser capaz, correto e sincero,
fácil de ser instruído, gentil e sem arrogância,
satisfeito e fácil de ser sustentado,
com poucas obrigações, vivendo de maneira simples,
com as faculdades em paz, um mestre,
modesto, e sem cobiça por benfeitores.

(...)

Como uma mãe arriscaria sua vida
para proteger o seu filho, seu único filho,
da mesma forma, com relação a todos os seres, cultiva um coração sem limites.
Com boa vontade para todo o universo,
cultiva um coração sem limites.

Metta não chega pensar que o amor é uma boa ideia. Há trabalho a fazer, alguma atenção a ser dispensada. Precisamos expressa- lo na forma como lidamos com as pessoas. Ser "capaz, correto e sincero" significa estar comprometido com uma honestidade e simplicidade básicas, falando e agindo sem enganar e sem segundas intenções.

Ser "fácil de ser instruído e gentil" significa ser abordável e na verdade fazer da gentileza e da facilidade a nossa prática na forma de estarmos com os outros. E não ser orgulhoso, lembra-nos do verdadeiro sentido da humildade, que não é uma submissão, mas em vez disso, a falta de egocentrismo:

"A verdadeira humildade é a ausência de alguém para se orgulhar” (Wei Wu Wei)"


Joseph Goldstein, One Dharma

Nenhum comentário: