sexta-feira, 5 de março de 2010

Sincronicidades...

Fatos ocorridos nessas últimas semanas que me criaram material para reflexões:
Fato 1:
Aconteceu algo muito curioso na minha última aula de Yoga: esteve presente um aluno novo e, como de costume, meu professor perguntou se ele já havia praticado alguma vez. Ele respondeu que havia comprado um livro e estava fazendo por conta própria, e que com isso se entusiasmou e decidiu levar à sério. Então, foi perguntado à ele o nome do tal livro. "Yoga e Fitness", foi a sua resposta.

Achei interessante a atitude do meu professor, que, à despeito de ser uma pessoa com formação nas escolas tradicionais do Yoga e estudante de Vedanta e Sânscrito, não esboçou nenhuma reação de preconceito e pediu à ele para que na próxima aula trouxesse o livro, pois desconhecia o título.

Eu é que, naqueles momentos iniciais de aquietamento da mente antes da prática de ásanas não pude deixar de pensar naquilo que tinha acabado de ouvir.

Fiquei imaginando se alguém cujo foco é fitness tem conhecimento suficiente de Yoga para fazer tal associação entre as duas coisas. Mas o que mais me cutucava era se uma pessoa conectada com a verdadeira filosofia do Yoga estaria disposta a tentar alguns paralelos entre elas. Bom, vou aguardar (sem preconceito também) para ver o livro e poder tirar mais conclusões.

Fato 2:
Recebi um e-mail propaganda de uma loja virtual de produtos e roupas para praticantes de Yoga. O assunto era "Novidade para sua prática".

O produto divulgado era "Yoga Paws" (que fofo!!), mini-mats para  suas mãos e pés não escorregarem durante sua prática. Composto de material ecológico e blá blá blá, não pesa e pode ser levado em viagem, dispensando o mat.

Conclui, portanto, que, agora sim, com essas "paws", podemos fazer Yoga em qualquer lugar. Antes não!?!

Fato 3:
Descobri por esses dias o excelente blog do instrutor de Yoga Bruno Jones chamado Isso é Yoga?  Recomendo a todos. Excelente! Com uma visão inteligente e bem humorada, promove uma reflexão sobre os verdadeiros valores tradicionais do Yoga e seus desvios.

Transcrevo abaixo o post "Play Yoga"

"Tornou-se fato que para que o Yoga atinja todas as pessoas no ocidente seja necessária uma marca ou um apelo para a prática.
Nós ocidentais não temos a cultura de meditação ou busca pelo autoconhecimento enraizada em nossas vidas.
Por aqui o Yoga entrou com extrema força através do apelo físico. Nada contra isso, mas tornou-se um exagero!
Vendo isso, as grandes marcas do esporte internacional correram para aproveitar este novo filão que nascia.
Yoga se transformou em um esporte, no qual são necessários certos equipamentos tais como o tapetinho, e, como podemos ver na foto acima, até sapatilhas de bailarina!

Não será surpresa se, em alguns anos, virmos o Yoga nos Jogos Olímpicos. Tendo em vista que já existem algumas competições de ásana nos EUA.
http://www.youtube.com/watch?v=asOgw1plkQk
Logo teremos atletas do Yoga fazendo comercias de cereais e leite integral e sendo completamente patrocinados por estas respectivas empresas!
E assim surge mais uma visão distorcida do Yoga como a encontrada no texto abaixo:"

Raibow Mars, a embaixatriz global de Yoga para a Adidas

"A professora de Yoga norte americana Rainbeau Mars é embaixatriz global de Yoga de uma das maiores fabricantes de produtos para prática de esportes do mundo, a Adidas.
Ela representa o compromisso com o Yoga pela Adidas. E trabalha em conjunto com a equipe Adidas para desenvolver conceitos de produtos e iniciativas de comunicação global, tudo relacionado ao Yoga.
É uma iniciativa muito interessante de divulgar o Yoga pelo mundo, unindo-o ao mundo dos esportes.
Rainbeau criou uma técnica desenvolvida especialmente para a Adidas, que mistura Yoga com artes marciais e movimentos de core training que ajudam a prevenir lesões e melhoram a performance de praticantes de todos os esportes."

Bom, concluindo, não acredito que o conhecimento ou que os antigos ensinamentos e filosofias devam ser estáticos, sem revisões e até adaptações mediante os novos tempos e novas realidades. A evolução é inevitável. Mas evolução significa subir uma oitava, ir para um patamar mais elevado. Muito longe disso que está acontecendo. Não é porque vivemos numa sociedade consumista que temos que incorporar esses valores às tradições como do Yoga, ainda mais quando isso é diametralmente oposto ao que essas se propõem. Tudo bem, precisamos viver da matéria, mas pra tudo tem limite! Fim da reflexão e desabafo. Ufa!!
Namaste

2 comentários:

Arte tudo de om.Por Raquel Bessa disse...

Oi Sandra!! diga-me o que voce acha de Acroyoga?!!!

sun drix disse...

Olá Raquel!
Olha, sou uma pessoa não dada ao preconceito, porém, acho que Yoga é yoga, não é uma série de exercícios físicos somente, mas um estilo de vida. No meu ver, é uma maneira de condução e expansão das nossas percepções. Quem utiliza-se somente do Yoga para bem estar físico, certamente está apenas contentando-se com as 'migalhas' dessa filosofia. Agora, o que nos faz bem, até pela definição de ásana (postura) como lugar estável e confortável, e se o faz através do Acroyoga ou algo semelhante, porque não praticar? O que me incomoda muito, muito mesmo é a utilização do Yoga como modismo e essa série de modalidades e novidades que se parecem muito com fitness, esquecendo-se do objetivo principal da prática.
Você me deu uma ótima dica de postagem, vou tentar elaborar algo didático e resumido sobre os tipos e modalidades de Yoga. Por favor, aguarde.
Obrigada pela comentário!
Namaste e beijos