segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cada um, um passarinho


Tem uma fábula, ou estorinha infantil, não sei ao certo, com a qual me identifico muito. Vou contar do meu jeito:

Houve certa vez um grande incêndio na floresta. Todos os animais começaram a fugir, tratando de salvar suas próprias vidas. Seguiam sem titubear o poderoso Leão,  rei dos animais, que deparou-se na sua correria com um passarinho que levava uma gotinha d'água em seu bico em direção ao incêndio.

O leão então perguntou ao passarinho:
- Pobre passarinho, o que você está tentando fazer? Você acha mesmo que vai, gotinha por gotinha, apagar esse imenso incêndio na floresta?

Ao que respondeu o passarinho:
- Eu sei que não, Sr. Leão...é que eu só estou fazendo a minha parte!

Nesse último domingo, no momento do discurso da idealizadora e promotora do evento "Yoga pela Paz", Marcia de Lucca, essa fábula me veio à cabeça. Não quero me arriscar a tentar repetir literamente suas palavras, mas o que compreendi dele foi isso, que não mudaremos ou faremos que a paz prevaleça no mundo com um evento anual localizado em uma pequena parte desse planeta. Mas que ali, as sementes estão sendo plantadas, as consciências estão se expandindo e novas possibilidades estão sendo vislumbradas.

Olhei em volta de mim e vi muitos e muitos passarinhos, cada qual com sua gotinha no bico. Fiquei feliz, pensando que fora do meu campo de visão e do meu conhecimento também estão outros e mais outros, todos fazendo cada qual sua parte.

Que a paz prevaleça no mundo, a partir dos nossos corações!

Namaste _/|\_

Nenhum comentário: