domingo, 17 de outubro de 2010

POWA ~ cerimônia da transferência de consciência

Hoje, domingo dia 17, participaremos da cerimônia denominada Powa no Centro Budista Mahabodi em intenção de meu pai e meu sogro. Existem alguns procedimentos antes dela, como acumulando mérito (como a prática da paciência diante de fatos que normalmente nos irritariam) e purificando negatividades em nome da pessoa que morreu. Outra preparação é recitar o maior número de vezes o Mantra da Compaixão OM MANI PADME HUM.
Estou com o coração leve e pleno de amor por eles, sem dor, sem tristeza...



"O Powa é uma cerimônia dedicada às pessoas que morreram nos últimos 49 dias. Neste mundo, milhares de pessoas e de animais morrem todos os dias das mais diferentes causas. Podemos ajudá-los imensamente fazendo preces para que tenham um renascimento afortunado. Geramos compaixão e rezamos por todos aqueles que morreram, independente de conhecê-los pessoalmente".

Extraído do site Centro Budista Mahabodi

Estamos vivos, portanto vamos morrer. Essa é a verdade mais simples e óbvia da nossa existência. Mas, ainda assim, poucos são os que aceitam esse fato. Planejamos nossa vida como se fôssemos viver para sempre e evitamos falar da morte achando que é mau agouro. Pode ser diferente. Buda nos ensina a viver uma vida feliz e significativa e nos prepara para morrer em paz. Se colocarmos seus ensinamentos em prática, além de nos ajudar, estaremos nos preparando para ajudar amigos e entes queridos que estão morrendo. Desse modo a morte pode se transformar numa experiência positiva.

Geshe Kelsang Gyatso, excerto do livro: "Viver significativamente, morrer com alegria", Editora Tharpa.

Nenhum comentário: